03 fevereiro 2014

Música clássica na volta às aulas em Feira

Redação
A música acolhe, une as pessoas e é uma excelente alternativa de entretenimento e formação cultural. Então, nada melhor que tê-la como aliada na escola. Hoje, 3, na volta às aulas na rede municipal de ensino, centenas de alunos, pais, professores e gestores de quatro escolas municipais foram recepcionados por um conjunto de câmara que marcou o retorno às atividades com muita melodia e curiosidade.

Somente hoje, quatro escolas foram contempladas com as apresentações. A primeira aconteceu no Centro de Educação Básica da UEFS, escola da rede que é mantida através de convênio com a Universidade Estadual de Feira de Santana. A segunda foi no Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim, localizada no centro.

À tarde, a programação continuou nas escolas Ana Brandoa, que fica no Tomba, e Chico Mendes, no Campo Limpo. Em cada apresentação, as crianças e adolescentes não escondiam a curiosidade e surpresa desde os primeiros acordes. Os músicos abriram o miniconcerto com um clássico da Música Popular Brasileira, reconhecido por todos, Aquarela, de Touquinho. "Esta, eu sei cantar", comemorou Ester de Jesus Conceição, de 10 anos, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental.

Os músicos incluíram no repertório canções da trilha sonora de filmes superconhedidos da garotada, entre as quais, os temas de A guerra dos tronos, Crepúsculo, As crônicas de Nárnia. Encerraram com uma canção ainda mais reconhecida por todos: Viva la vida, de Coldplay. As crianças retribuíram com alegria, sorrisos e muitos aplausos.

As apresentações seguem até sexta-feira, 7. Amanhã, a partir das 8h, o conjunto de câmara vai estar nas escolas Centro de Educação Monteiro Lobato (Capuchinhos) e Célida Soares Rocha (Rua Nova). A partir das 14h, os miniconcertos acontecem nas escolas Ambrósio Bispo de Araújo, em Jaíba, e Antonio Eloi da Costa, nas Baraúnas. Ao todo, 20 escolas participam das apresentações.

A iniciativa de levar música clássica às escolas é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Educação e Cultura que estão desenvolvendo em conjunto um programa socioeducativo com foco na música - uma série de ações que envolvem as crianças e despertam o interesse pela música.
"Esta iniciativa, além de permitir uma formação socioeducativa, também diverte, proporciona a eles uma inserção cultural", observa a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

0 comments:

Postar um comentário